1 – Google
Nicholas Carr escreveu em 2008, um artigo no intitulado “O Google está nos a deixar-nos estúpidos?”, que provocou um debate que continua até hoje. Segundo o crítico, a navegação na Internet está interferindo na nossa capacidade de leitura. Além disso, cientistas da Universidade de Colúmbia descobriram que graças ao Google menos informações armazenamos no cérebro.
2 – Açúcar
Cientistas da Universidade de UCLA concluíram que o consumo frequente de açúcar “desacelera o cérebro, interferindo na memória e aprendizagem” em apenas seis semanas.
3 – Smart Phones
Tecnicamente, o seu telefone é muito inteligente. O ponto é que eles permitem que realizemos multi-tarefas. Dr. Sandi CapMan, directora-chefe do Centro de BrainHealth na Universidade do Texas diz: “Isso leva-nos a níveis mais altos de distracção, tudo o que nos faz realizar diversas tarefas mais rápido, acaba nos trazendo várias informações ao mesmo tempo, e não conseguimos aproveita-las como deveriamos, tornando-nos mais burros”.
4 – Tv
Nós todos sabemos que somos o que comemos, mas você sabia que somos tão inteligentes quanto os programas de televisão inteligentes que assistimos? Um cientista austríaco provou recentemente que os entrevistados da sua pesquisa tiveram pontuações mais baixas depois de assistir a uma história de uma pessoa estúpida, o que prova que o programa de televisão que assistimos afecta directamente o nosso comportamento. A menos que você esteja assistindo a um reality show com os vencedores do Prémio Nobel, as chances são altas de que seu programa de TV favorito o torna mais burro.
5 – Violência Doméstica
A violência doméstica não só prejudica emocionalmente e fisicamente, mas também reduz o QI. Um estudo da Universidade de Boston descobriu que as crianças expostas a formas mais graves de violência doméstica têm uma média de oito unidades de QI mais baixo do que crianças que crescem em ambientes não agressivos.
6 – Goma de mascar
Goma de mascar pode proporcionar prazer, mas também reduz a nossa mente. Um estudo da Universidade de Cardiff, no País de Gales mostrou que a mastigação prejudica nossa memória a curto prazo.
7 – Má ventilação
Excesso de dióxido de carbono faz com que você fique mais burro. Pesquisadores de Berlim aumentaram lentamente a quantidade de CO2 em uma sala com pouca ventilação enquanto os alunos tentavam resolver complexas questões. Quanto mais CO2 na sala, os estudantes cometeram mais erros. Então, da próxima vez quando você se sentir burro, tente abrir a janela.
8 – Pontapé no rabo
Não um, mas dois estudos separados demonstraram que punir crianças dando um pontapé no rabo reduz seu QI e cria uma síndrome de stress pós-traumático. Isto também afecta o desenvolvimento mental das crianças, que será mais lento, diz Murray Straus, professor da Universita New Hampshire e autor de um dos estudos.
9 – Stress
Uma pesquisa da Universidade de Yale, nos EUA, descobriu que uma situação stressante reduz o número de conexões entre os neurónios no cérebro e reduz a possibilidade de controlar os acontecimentos futuros. O stress crónico só piora as coisas.
10 – Reuniões
Reuniões em grupo podem reduzir o nível de inteligência, especialmente entre as mulheres, de acordo com as conclusões de um estudo da Universidade da Virgínia, EUA.
11 – Poluição
A poluição do ar, tabagismo passivo, … a lista de poluentes do ar comuns é longa e deprimente. E tudo isso, nos torna estúpidos. Pesquisadores da Universidade de Colúmbia descobriram que crianças expostas à altos índices de poluição do ar têm um QI mais baixo.
12 – Fumar drogas
Uma pesquisa revelou que fumar drogas desde o início da adolescência provoca uma queda nas habilidades neuropsicológicas, especialmente no domínio do pensamento. “A pior parte é que, mesmo após a cessação de fumar o QI nunca é recuperado.
13 – Fast Food
Crianças que comem regularmente fast food vão ter um QI mais baixo do que aquelas que regularmente comem comida recém cozida, de acordo com os resultados de um estudo britânico.
14 – Flúor
Isso pode deixar um mau gosto na boca. De acordo com o Journal of Environmental Health Perspectives, crianças que bebem água com alto teor de flúor têm um QI significativamente mais baixos do que aqueles que vivem em áreas onde as concentrações desse elemento na água potável não são tão altos.
15 – Bob Esponja
Um estudo da Universidade de Virgínia, revela que crianças que assistiram nove minutos do desenho animado Bob Esponja apresentaram menor capacidade de funções executivas de crianças, o que é atribuído a tarefa de desenhar ou assistir a programas educativos.